10 dicas para economizar água em condomínios
Economizar água é um dever não apenas dos síndicos, mas também de todos os moradores. Por isso, o uso racional da água precisa ser feito por todos. A água é usada para toda a rotina de limpeza de um prédio, principalmente nas áreas comuns, banheiro, portaria e garagens.
Além de utilizar materiais hidrossanitários que economizem água, o síndico e os moradores devem ficar de olho em vazamentos nos apartamentos, por menores que sejam. O indicado é realizar uma vistoria por uma empresa especializada a cada seis meses. Se o vazamento for do condomínio, o síndico deverá resolver e se for dentro do apartamento, a responsabilidade do conserto é do morador do imóvel. Uma outra dica é fazer a limpeza da caixa d’água regularmente.
O serviço de economia de água pode ser contratado por uma empresa que irá realizar serviços de testes, regulagens, inspeção de vazamentos, campanhas de conscientização entre outras medidas necessárias.
A seguir separamos 10 dicas para você e seu síndico economizarem água no condomínio:
1 – Ter horários para regar os gramados
Se você é o síndico, procure solicitar aos seus funcionários a lavagem da grama pela manhã ou no fim do dia. Evite regar as plantas durante o sol forte. E o principal, não deixe a torneira aberta à tôa. Feche quando não estiver usando.
2 – Tenha um banho consciente
Evite deixar a água do banho aberta à tôa ou enquanto estiver se ensaboando. Abra a torneira apenas na hora do enxágue.
4 – Uso da máquina de lavar roupa / louça
Você sabia que uma máquina de lavar de 5kg, gasta cerca de 135 litros de água, cada vez que é posta em funcionamento.
Por isso, evite lavar roupas todos os dias e ainda por cima, com poucas peças. Procure acumular uma quantidade razoável de roupa para não desperdiçar muita água. O mesmo caso acontece com a máquina de lavar pratos. Acumule a louça e não ligue a máquina para lavar apenas para um ou dois pratos.
5 – Escovando os Dentes / Lavando a louça
Uma torneira da pia do banheiro ou da cozinha aberta libera de 12 a 20 litros de água por minuto. Desta maneira, não desperdice. Conscientize principalmente as crianças para não deixar a torneira aberta enquanto escovar os dentes.
Na hora de lavar a louça, só se deve abrir a água quando for enxaguar
6 – Xixi no banho
Você faz xixi no banho? Pois este ato economiza 1 descarga.
7 – Lavando frutas, verduras e legumes
Procure lavar frutas, verduras ou legumes em uma panela com água e depois use a água para lavar as plantas.
8 – Uso de aeradores no bico das torneira.
Para economizar água, você pode colocar aeradores no bico das torneiras. Eles ajudam a economizar cerca de 60%, ou seja menos de 2 litros por minuto.
9 – Lavar o carro com balde
Lavar o carro com a mangueira é um hábito comum. Mas se você mora em condomínio, não use a torneira da garagem. Essa prática pode gastar cerca de 560 litros de água em apenas meia hora. Procure utilizar baldes com água.
10 – Regar as plantas com regador ao invés de mangueira
Além da dica de utilizar a mesma água que foi usada para lavar as frutas e verduras, para lavar as plantas, substitua a mangueira por um regador.