Vereador Andre da Farmácia indica Profª Sirlei Martins para Medalha Paulo Freire
Em sessão solene, a honraria foi entregue à professora Sirlei Aparecida da Silva Martins e mais dez professores que contribuíram com a educação no município.
A entrega da homenagem ocorreu na noite da última quinta-feira (31/10), no Anfiteatro Dirce Dalben, no Centro Administrativo de Nova Veneza. A Medalha Paulo Freire foi instituída pelo Decreto-Legislativo nº 452/2019.
Sirlei Aparecida da Silva Martins
BIOGRAFIA
Sirlei Aparecida da Silva Martins nasceu em Iporã-Paraná, no dia 29 de outubro de 1971, filha de Celina Rizzo da Silva e Espedito Rodrigues da Silva. É casada com Kleber de Oliveira Martins desde 1995 e deste enlace nasceram duas filhas, Gabriele e Isabele.
Sirlei é uma professora nata, trabalha dedicada, agraciada com o dom de ensinar, sempre almejando o melhor para seus alunos e procurando novos métodos de aprendizagem.
Aos 14 anos, a menina paranaense mudou-se para Sumaré com seus pais à procura de uma vida melhor. Estudou na Escola Orosimbo Maia até a 8ª série e cursou o magistério na Escola Culto à Ciência, ambas no município de Campinas. E foi a partir desse último curso que iniciou sua carreira como professora aos 17 anos, na Escola Estadual Marianina Rosis Moraes.
Formou-se em Pedagogia no ano de 1994, na Faculdade Salesiana e também cursou Letras, em 2013, na Faculdade da Aldeia de Carapicuíba. Como sempre prezou por uma educação mais inclusiva, democrática e harmônica, Sirlei frequentou quatro cursos de Pós-Graduação, o primeiro foi em Psicopedagogia, em 2000, na UNISAL, o segundo baseia-se em Didática Pedagógica, concluído em 2002, pela Faculdade São Luís, o terceiro foi de Orientação Educacional, cursado em 2007 no Centro Universitário de Araras e por último, Gestão Escolar, no ano de 2010, também em Araras.
Embora pareça uma trajetória fácil, realizadora e repleta de conquistas, Sirlei batalhou muito para conciliar os estudos, o trabalho e a família. Mas desde sempre foi essa mulher multifacetada e que faz questão de dedicar-se a tudo e a todos.
Além de excepcional profissional, quando Sirlei não está na sala de aula, ela destina seu tempo para o próximo, organizando projetos sociais e realizando doações. Esse seu jeito cuidadoso e acolhedor transborda empatia a quem quer que seja.
No que tange a sua carreira como educadora, atualmente, leciona na Escola Alcione Aparecida Fernandes Pereira, no município de Sumaré e na Escola EMEIEF João Carlos do Amaral Soares, em Hortolândia. A profissional também já foi vice-diretora na Escola Estadual Wadih Jorge Maluf, professora coordenadora na Escola EMEIF Maria Antônia e professora na Escola Estadual Cecília de Negri.