André da Farmácia

Skate: muito mais que um esporte!

 Skate: muito mais que um esporte!

Incentivar e promover atividades esportivas, sempre foi uma das principais metas do nosso mandato. Pois, além de proporcionar qualidade de vida e equilíbrio, possui também um caráter social único.

Andre Fernandes Pereira (Vereador Sumaré)

COMO SURGIU O SKATE?

O skate surgiu na década de 1950, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. 
Os inventores do esporte foram surfistas, que, em período de maré baixa e poucas ondas, colocaram rodinhas de patins junto a uma prancha de madeira. Assim, eles criaram o “surfe do asfalto” ou “sidewalk surf”.

A partir dos anos 1960, o skate se tornou mais popular e os equipamentos evoluíram e passaram a ser comercializados. 

Inicialmente, as pranchas eram retangulares. Foi Larry Stevenson, criador da marca Makaha, quem passou a fabricar skates com pranchas em formato similar às usadas no surfe.”

Alecsandro Shimon (Smurf)
Larry Stevenson foi responsável por aprimorar os skates e ampliar sua produção

Com mais skates sendo fabricados e desenvolvidos, na década de 1960, também foram disputados os primeiros campeonatos na Califórnia.

Na década seguinte, os skatistas californianos passaram a utilizar piscinas vazias, com o fundo arredondado, como pistas de skate. Naquele período, as rodinhas de ferro passaram a ser substituídas por poliuterano, o que ajudou a difundir ainda mais a prática.

Desde que começou a virar uma mania na década de 70, o skate influenciou o comportamento e o estilo de vida de toda uma geração. Ele influi na vida dos praticantes, no comportamento, na maneira de se vestir etc, sendo uma uma manifestação natural do comportamento do jovem e um traço cultural desta e de outras faixas etárias.

Nos anos 80, a modalidade de street foi desenvolvida com o uso de rampas de madeira em locais onde até então não era comum que o skate fosse praticado. Com a popularização do esporte, o skate se tornou um estilo de vida. Afinal, os skatistas têm uma cultura própria, gírias e roupas características.


CRESCIMENTO MUNDIAL DO SKATE

Tony Hawk ajudou a popularizar o skate e inspirou a criação de jogo eletrônico do esporte

Foi na década de 1990 que o skate ganhou projeção mundial. O grande líder desse movimento foi o skatista norte-americano Tony Hawk.

Considerado o maior skatista de todos os tempos, Tony Hawk estrelou o jogo eletrônico Tony Hawk’s Pro Skater, lançado em 1999 para as principais plataformas de videogame.

O jogo e as transmissões de campeonatos tornaram o esporte ainda mais popular e incentivaram a chegada de mais praticantes. Desde 1995, a ESPN transmite os X Games, que ajudaram a difundir ainda mais os esportes radicais.


O SKATE NO BRASIL

No Brasil, o skate passou a ser praticado na década de 1960, sob influência de surfistas norte-americanos. Porém, foi a partir dos anos 1970 que o esporte ganhou mais projeção no país. 

Em 1974, foi inaugurada em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, a primeira pista de skate da América Latina. Nos anos seguintes, foram disputadas as primeiras competições, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A Confederação Brasileira de Skate foi fundada somente em 2000 (CBSk), mas, naquela época, alguns skatistas brasileiros já haviam conquistado projeção mundial.

Multicampeão Bob Burnquist ajudou na popularização do skate no Brasil

Um dos principais atletas brasileiros de todos os tempos, Bob Burnquist foi eleito o melhor skatistas do mundo em 1997. 

O bom desempenho de Burnquist, maior medalhista da história do X Games com um total de 30 medalhas, e outros atletas brasileiros ajudou a atrair mais praticantes para o skate.

Ainda nos anos 1990, com o surgimento e sucesso da banda santista de rock Charlie Brown Jr, cujos membros praticavam o esporte, a popularização dessa modalidade ganhou ainda mais fôlego entre os jovens. Chorão, vocalista do grupo, com seus milhares fãs ao redor do País, inspirou uma legião de pessoas a arriscar manobras ao som de suas músicas pelas selvas de pedras brasileiras.



CRESCIMENTO DO SKATE NO BRASIL

Nos anos 2000, foi criada a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e, com a evidente popularização dessa prática, houve a construção de centenas de pistas para skatistas no Brasil. Na década que se seguiu, uma pesquisa do Datafolha mostrou que já havia mais de 2,7 milhões brasileiros skatistas. Em 2010, segundo o mesmo instituto, esse número subiu para 3,8 milhões e em 2015 para 8,5 milhões.

O esporte segue crescendo rapidamente no Brasil. Segundo pesquisa do Datafolha, em 2009,  aproximadamente 4 milhões de praticantes de skate no país. Treze anos depois, esse número já havia saltado para 8,5 milhões.

Após destaque de Kelvin Hoefler e Rayssa Leal em Tóquio, cresceu significativamente o interesse de brasileiros pelo esporte. O Brasil é campeão mundial de skate em diversas categorias e também um dos países onde essa arte mais cresce no mundo. Tanto é verdade que nascem constantemente novas empresas destinadas a esse público, formando um mercado de grande potencial na venda de roupas, calçados, skates, revistas etc.

O skate ganhou espaço dentro da sociedade e da economia do país nestas últimas três décadas, porém, infelizmente, as suas conquistas não foram acompanhadas com a devida atenção… Talvez tivéssemos hoje uma juventude menos encarcerada e menos carente de oportunidades de vida e de diversão se a sociedade tivessem olhado com mais carinho para este esporte. Por isso, na condição de vereador e consciente da importância do skate, minha equipe e eu temos procurado apoiar constantemente diversos projetos de incentivo a sua prática com a negociação de verbas junto ao governo e também por meio de parcerias público-privadas (PPP).”

Andre Fernandes Pereira (Vereador Sumaré/SP)

#skateboarding #skate #skateboard #skatelife #sk #skateboardingisfun #skater #skatepark #skateordie #skateshop #skateeverydamnday #skateboarder #skateboards #skateanddestroy #skating #life #thrasher #thankyouskateboarding #longboard #art #skatecrunch #streetwear #berrics #metrogrammed #longboarding #surfing #surf #skategram #nikesb

Equipe Andre da Farmácia

Publicações Relacionadas