Moção de Congratulação ao Sr. Alaerte Menuzzo
Entrega de MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO AO SENHOR ALAERTE MENUZZO, pela sua grande trajetória profissional, social e também pela contribuição ao município de Sumaré.
SUA HISTÓRIA:
Alaerte Menuzzo nasceu em Sumaré, em 14 de março de 1945, filho de Danuncio Menuzzo e Anita Pedroni Menuzzo. É casado com Rosa Maria Hungaro Menuzzo e deste enlace nasceram dois filhos: Marcelo Luis Menuzzo e Giovana Menuzzo.
Sumareense nato, dotado de alto nível de empreendedorismo, com liderança e dedicação em tudo que se propõe a fazer, com dinamismo intenso, sempre almejando o bem-estar de sua família e notadamente da comunidade de sua terra natal.
Iniciou sua formação escolar no Grupo Escolar Prof. André Rodrigues de Alkmin. O curso ginasial foi concluído no Ginásio Lencastre, de Campinas. O colegial foi no Colégio Cesário Mota, também em Campinas. Como na sua época, Sumaré ainda não possuía escolas públicas com estas modalidades de ensino, os jovens iam para Campinas, nos trens da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, que permitiam este deslocamento. A Cia. Paulista ofertava um passe ou uma caderneta quilométrica que facilitava o transporte e o custo dos estudantes.
Continuando seus estudos, agora em nível superior, concluiu o curso de História na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da PUC-Campinas. Embora tenha iniciado outros cursos, não os concluiu integralmente, pelo motivo de ajudar no trabalho familiar. Os cursos não concluídos foram: Curso de Química, no Liceu Eduardo Prado (Campinas), Faculdade de Direito na PUC-Campinas e o Curso de Especialização em História Econômica do Brasil, na UNIMEP-Piracicaba.
A sua primeira atividade profissional, ainda jovem, foi na Siderúrgica SOMA S.A. e depois na Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Mas, com a conclusão do curso superior em História, na PUC-Campinas, iniciou sua carreira no magistério estadual, inicialmente no Ginásio Estadual Ângelo Campo Dall’Orto (onde foi professor e Diretor de Escola substituto). Ingressou, por concurso público no Ginásio Estadual ‘Profa. Sinésia Martini’, na cidade de Americana (onde também foi professor e Diretor substituto), removendo-se depois para o Colégio Estadual ‘Dom Jayme de Barros Câmara’, de Sumaré (onde foi professor, Assistente de Diretor e Diretor Substituto).
Além do magistério estadual, foi professor no magistério municipal, no Colégio Comercial ‘Dr. Leandro Franceschini’, como também no magistério particular, como professor na antiga Escola SUMTEC, em Sumaré.
Através de concurso, ingressou como funcionário do Banco do Brasil S.A., agência de Sumaré, onde desenvolveu trabalho em diversos setores, com clientes da agência e trabalho específico com agricultores e empresas da cidade. Aposentou-se como bancário.
No ramo empresarial foi proprietário do Restaurante Milenita, que era o centro de reuniões de várias entidades, tal como o Lions, Rotary e outras. A comida era saborosa, o serviço era impecável e estes fatores tornaram o Restaurante Milenita o principal e o mais famoso restaurante da cidade e região, que atraia centenas de frequentadores. Atualmente é empresário do Restaurante Danucci Ltda., especializado em culinária italiana (pizzas e pratos à La Carte).
Com sua aposentadoria, com seu dinamismo e conhecimento foi convidado pelo Prefeito Antônio Dirceu Dalben para ocupar o cargo de Diretor do Serviço de Atendimento às Indústrias (SAIC), posteriormente, no Governo do Prefeito José Antônio Bacchin foi Diretor e Secretário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Após o término da gestão, voltou para sua atividade profissional particular, paralela à do Restaurante, criando e instalando comércio ligado ao segmento de comércio de livros usados, de sua propriedade ou de seu filho: Sebos Casarão e Garagem Comics (em Campinas), Sebos Romana, Sumaré e Rebouças (de Sumaré).
Com seu espírito empreendedor, Alaerte dedicou-se sobremaneira às atividades sociais. Foi FUNDADOR de diversas entidades, tais como: Grupo Espírita ‘Wadih Abrão Filho’, Rotary Club de Sumaré, SOBEM (Sociedade Beneficente de Sumaré), A.A.B.B. (Associação Atlética Banco do Brasil), Sociedade Italiana de Sumaré, Associação dos Amigos do Horto Florestal de Sumaré, Centro de Estudos Políticos e Sociais de Sumaré (CEPS), Instituto de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais de Sumaré (IEPES) e Associação PRÓ-MEMÓRIA de Sumaré.
Alaerte PRESIDIU várias entidades de Sumaré, tais como: Clube Recreativo Sumaré, ACIAS (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré), SOBEM (Sociedade Beneficente Sumaré), CONDEPHAEA (Conselho do Patrimônio Histórico, Artístico de Sumaré), Associação PRÓ-MEMÓRIA de Sumaré (que se destaca no cenário regional como uma das maiores associações do gênero da Região Metropolitana de Campinas).
Alaerte teve importantes participações na vida pública e privada. Citamos algumas delas: Foi vereador na Câmara Municipal de Sumaré, de 1967 a 1969; foi Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sumaré, em 1968; foi Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Sumaré; foi membro do CEPS (Centro de Estudos Políticos e Sociais de Sumaré); foi secretário na Associação de Pais e Mestres do Grupo Escolar Prof. André Rodrigues de Alkmin; foi Presidente, Diretor e Conselheiro do Clube Recreativo de Sumaré; foi membro da Loja Maçônica ‘Deus, Justiça e Amor’; foi redator do Jornal Folha de Sumaré.
Alaerte escreveu mais de 1.200 crônicas e artigos nas seguintes publicações de nossa cidade: Jornal Tribuna da Cidade; Jornal Folha de Sumaré, Jornal Comarca de Sumaré, Jornal da ACIAS, Jornal Spasso Comercial, Jornal de Sumaré, Jornal Tribuna Liberal e Jornal Diferente. Também escreveu textos para a Revista Pró-Memória (Edições 1,2,3,4 e 5).
Foi autor do Livro “ACIAS – A História Que Não Termina” . Foi Co-autor dos Seguintes Livros: Câmara Municipal de Sumaré – 50 Anos de História; Sumaré- Edição Histórica (1975), Marcelo Pedroni -Sua Vida, Sua Obra e Seus Descendentes; Bairro do Cruzeiro-Sumaré; Caderno de Estudos Políticos e Sociais –CEPS.
Em reconhecimento ao seu trabalho desenvolvido na comunidade, Alaerte recebeu significativas homenagens, como: Título de Sócio Benemérito da ACIAS – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré; Homenagem do Rotary Club de Sumaré Ação.
Portanto, pela sua trajetória de trabalho e conquistas, essa Moção é mais do que justa para congratular esse tão ilustre Sumareense.