André da Farmácia

Moção de Congratulação para o jovem empreendedor “Lucas Schmidt”

 Moção de Congratulação para o jovem empreendedor “Lucas Schmidt”

Foto: Claudeci Junior

Durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal de Sumaré (08/03/2022), o vereador ANDRE DA FARMÁCIA propôs de forma regimental uma Moção de Congratulação e Reconhecimento para o jovem empreendedor sumareense Lucas Schmidt pela sua excelente visão empreendedora e atitude positivista pelas ruas e semáforos na região central de Sumaré.

SUA HISTÓRIA:

Nascido no Rio Grande do Sul, Lucas se mudou para Sumaré ainda criança, devido a problemas de saúde que a mãe enfrentava. Filho de pintor de paredes, ele chegou a concluir o ensino médio, contudo, começou a trabalhar muito jovem. Aos 13 anos, labutava ao lado do pai. Aos 15, trabalhou em uma rede de supermercados como repositor de hortifrúti. E, aos 18, auxiliava em uma assistência técnica, época em que iniciou um curso de solda no Senai.

Algum tempo depois, após um processo seletivo, Lucas foi contratado para trabalhar em uma multinacional e, assim, teve o primeiro contato com vendas. Quando a pandemia estourou, ele se desligou da empresa.

Saiu da empresa, sem saber o que fazer. “Aí pensou: são mais de 200 casas no condomínio onde moro e todo mundo consome ovos”. Esse foi o começo.

Com os negócios andando, Lucas tentou montar sociedade com um conhecido, entretanto, com as dificuldades impostas pelo período a parceria acabou não dando certo, especialmente porque Lucas decidiu vender nas ruas.

Sempre usando máscaras e respeitando o espaço das pessoas, Lucas teve a ideia de escrever placas para facilitar a comunicação com os clientes. A primeira produzida foi uma que viu em uma websérie e dizia:

Quero ser empresário, tudo tem um começo, paçoca a 1 real”.

Lucas Schmidt

O ambulante conta que se sentiu representado pela mensagem e se recorda que após duas semanas usando a placa, um casal passou por ele e disse:

“Você não vai ser um empresário, você já é”.

Lucas Schmidt

Segundo Lucas as mensagens escolhidas para colocar nas placas visam sempre impactar positivamente as pessoas. Outra placa dele que viralizou e que tinha como intenção sensibilizar por uma causa foi:

Já alimentou um cãozinho de rua hoje? Ração 1 real”.

Lucas Schmidt

Dois anos depois de iniciar a venda ambulante, após uma breve temporada na Bahia e em São Paulo, onde participou de mentorias, se formou como coaching, analista DISC e treinador comportamental. Lucas escreveu um e-book onde ensina como se posicionar no Instagram, e comercializa o material pela bio do Instagram @ovendedorambulante.

De volta a Sumaré, o rapaz atua de segunda a sexta-feira nos semáforos próximos à Avenida Rebouças e jura que é desse trabalho que tira o sustento. Recomeçando a vida no interior, ele mantém vivo o desejo de continuar empreendendo com criatividade e incentivando as pessoas a fazerem o mesmo.

Além disso, mantém a vontade de abrir um negócio físico, mesmo que até o momento ainda não saiba exatamente em qual segmento. Por enquanto, quer continuar transmitindo sua mensagem e ganhar experiência, relata. Para quem deseja seguir seus passos e realizar algum sonho, ele aconselha:

Hoje em dia é possível encontrar todo tipo de informação e conhecimento na internet. Não espere estar pronto para começar. Vai ficando pronto no processo. Se está no seu coração o desejo de fazer algo, vai para cima”.  

Lucas Schmidt

Aos 23 anos, o jovem de Sumaré largou tudo para virar vendedor ambulante, viralizou na internet e já acumula mais de 30 mil seguidores.   


MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO E RECONHECIMENTO
Câmara Municipal de Sumaré (08/03/2022)

Equipe Andre da Farmácia

Publicações Relacionadas