Prefeitura de Sumaré segue com plantio de novas mudas de árvores no Horto Florestal
A Prefeitura de Sumaré, por meio do projeto “Replantar” da Secretaria Municipal de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente, segue com o plantio no Horto Florestal – considerado o mais importante parque ecológico da cidade. Em ação realizada nessa terça (23) o espaço público recebeu mais 150 mudas de árvores, entre espécies nativas e frutíferas, como ipê branco e amarelo, pau brasil, acerola, além de outras. O trabalho dá continuidade às ações de plantio em cumprimento a um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que prevê 15 mil novas árvores nativas e frutíferas no local. Até o momento, já passam de 10 mil exemplares arbóreos plantados.
O Horto Florestal, gerido pela Secretaria Municipal de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente, está localizado na Estrada Municipal Teodor Condiev, com entrada gratuita, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19. Conta com diversas espécies de árvores e um berçário com mais de 50 mil mudas no Viveiro Municipal. “Nossas equipes também estão realizando os aceiros preventivos na área. São espaços isentos de vegetação que ajudam a evitar a propagação do fogo no caso de queimadas”, acrescentou o secretário de Meio Ambiente de Sumaré, Carlos Barijan.
O plantio de novas árvores ajuda a reduzir a erosão e a degradação do solo, além de proporcionar mais qualidade do ar. Desde 2017, por meio do programa municipal de Arborização Urbana, a Administração Municipal executou o plantio de aproximadamente 30 mil mudas em toda a cidade – somente no ano passado foram cerca de 10 mil novas árvores.
“O Replantar vai continuar em Sumaré, visando uma cidade cada vez mais verde, mais sustentável e com mais qualidade de vida à população. Esse é nosso compromisso! Além do plantio, nossas equipes também estão empenhadas nas ações de manutenção dos espaços verdes e contamos com a ajuda da população sumareense para que esses locais continuem conservados”, disse o prefeito Luiz Dalben.