Saúde Financeira: 9 dicas para economizar na compra do material escolar.
O começo do ano costuma ser uma época que pesa no bolso das famílias com filhos em idade escolar. Entre impostos, rematrícula e uniforme, acrescente na lista a compra do material escolar.
Não dá para fugir dos novos cadernos, livros, estojo, lápis e uma infinidade de outros ítens que compõem a lista de material escolar, que ainda varia muito de acordo com a idade da criança ou adolescente.
A boa notícia é que algumas estratégias te ajudam a economizar e fazer uma compra mais assertiva e eficiente.
Continue a leitura e confira.
9 dicas para economizar na compra do material escolar
1- Analise a lista de material escolar
O primeiro passo para economizar na compra do material escolar é checando a lista antes de sair para as lojas, atendendo-se às quantidades e especificações trazidas, que devem ser claras e objetivas para que você não erre. Além disso, atenção a pedidos irregulares, como materiais que são de responsabilidade da escola, como caneta para quadro branco.
2- Reaproveite o material que já tem em casa
Muita coisa da lista de material escolar pode ser reaproveitada com elementos que seu filho já tem. Por exemplo, estojo, mochila, uma boa lapiseira, e outros itens de qualidade de anos anteriores podem continuar sendo úteis no dia a dia da escola.
3- Não deixe para a última hora
Ao contrário do que muitas pessoas fazem, uma forma de economizar na compra do material escolar é não deixar tudo para última hora. Tente comprar o que precisa para o ano escolar do seu filho no começo de janeiro. Não deixe para perto do início das aulas, pois os preços vão lá em cima.
4- Pesquise em lojas diferentes
Comprar direto em uma loja sem pesquisar preço é praticamente certo de pagar mais caro. Então, antes de encher a cestinha, faça uma pesquisa em pelo menos 3 lojas diferentes. Se quiser pechinchar ainda mais, negocie com os estabelecimentos mostrando o preço dos outros lugares e buscando descontos.
Aproveite as lojas on-line para variar ainda mais nos orçamentos. Observe bem o valor do frete para ter certeza que a compra vale a pena. Outra dica é fracionar a compra pelos itens em promoção, priorizando os menores preços e as prioridades para o início do ano letivo.
5- Troque informações com outros pais
Conversar com outros pais pode ser muito útil para descobrir os melhores preços para compra do material escolar. A troca de informações pode te indicar promoções, preços baixos ou descontos interessantes para economizar. Então, aproveite os grupos de WhatsApp e pergunte aos outros pais e movimente essa união para trocar informações e comprarem juntos e negociarem um desconto maior com as papelarias.
6- Formas de pagamento
Claro que o cenário ideal é ter o planejamento financeiro em dia para comprar todo material escolar à vista e negociar um maior desconto. Mas nem sempre isso é possível. Portanto, busque se organizar com as parcelas para chegar a um valor e prazo que estão no seu orçamento.
7- Compre livros usados
No final do ano, os livros escolares do seu filho estão em perfeito estado de conservação? Assim como você pode vendê-los para fazer uma renda extra, você também pode comprar os livros do ano do seu filho em sebos e economizar com livros novos. Além de ser mais sustentável, é mais econômico.
Claro que é importante – tanto para vender quanto para comprar – observar se não há riscos, marcas ou escritos nos livros. Repare se a edição que está à venda é a mesma solicitada pela instituição de ensino.
8- Cuidado com as marcas
Uma das coisas que mais encarece a compra do material escolar é o desejo de comprar o personagem da moda e a marca do momento. Dessa forma, esses são os itens mais caros da lista por serem o maior desejo dos alunos. Se os pais precisam economizar, atente-se a esses detalhes e fuja das marcas mais famosas. Há opções com boa qualidade e preço mais em conta.
9- Converse com seu filho antes de ir às compras
Para resolver o ponto anterior, é importante conversar com seu filho antes de ir às compras, explicando a situação financeira da família e como é possível encontrar o material que ele quer sem precisar escolher o seu personagem favorito. Mostre o que vocês vão comprar e já prepare as expectativas da criança para os limites da compra de material escolar.
Manter as contas em dia é fator importante para a saúde mental, bem-estar e harmonia das famílias. Além disso, redes sociais como WhatsApp e Facebook podem ajudar nessa tarefa de realizar trocas e compras de materiais usados.” (Andre Fernandes)