André da Farmácia

Vacinação Contra Raiva Animal em Cães e Gatos

 Vacinação Contra Raiva Animal em Cães e Gatos

A raiva humana é uma doença de alto grau de fatalidade, transmitida principalmente pela saliva e secreções de animais infectados, com acometimento do sistema nervoso. Não há atualmente tratamento comprovadamente eficaz para a raiva. Poucas pessoas sobrevivem à doença, a maioria com sequelas graves.

Desde 1998, não há registros de casos da raiva humana causada pela variante canina do vírus. Isso se deve ao Programa Estadual de Vigilância e Controle da Raiva, na distribuição da vacina antirrábica (vacina contra a raiva) aos municípios. Mesmo sem registros de casos pela variante canina, o vírus continua circulando por meio de morcegos, por isso, manter cães e gatos imunizados contra a raiva com reforço anual garante também a segurança da população.

Os tutores devem sempre ficar atentos aos possíveis contatos dos pets com os morcegos, que são espécies silvestres e não devem ser manipulados. (Milton Thiago de Mello – Médico Veterinário)

Procure um atendimento médico sempre que houver um acidente, como contato com morcego, mordida ou arranhões causados por cão e gato ou outro mamífero.


Informações úteis:

  • A partir dos três (03) meses de idade, cães e gatos saudáveis devem ser vacinados contra raiva;
  • A vacinação é anual;
  • Cães e gatos devem estar saudáveis, animais com diarreias, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação;
  • Ofereça água e alimentação, normalmente, após a vacinação;
  • Banho deve ser normal.

Outras informações:

  • Cães devem ser conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo do animal;
  • Cães bravios ou mordedores, de qualquer espécie, devem utilizar focinheira apropriada;
  • Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança.

Em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos:

  1. Lavar o ferimento com água e sabão e procure orientação médica;
  2. Identifique o animal agressor e seu proprietário;
  3. Caso o cão ou gato for conhecido, observar o animal por 10 dias;
  4. Caso o animal não tenha dono, desapareça, adoeça ou morra, procure imediatamente orientação com o Centro de Controle de Zoonoses, fone 2974-8000 (plantão 24 horas).
  5. Para maiores informações de como prevenir agressões por cães e gatos consulte o Manual de Prevenção contra Agressão por Cães e Gatos

Equipe Andre da Farmácia

Publicações Relacionadas